#o SUCESSO Motivação Seja Um Palestrante

JORNADA DO HERÓI – 12 PASSOS DE JOSEPH CAMPBELL

como-se-faz-um-heroi-a-jornada-do-heroi

Entenda a Jornada do Herói em 12 passos de Joseph Campbell –

Por Rosana Siqueira 

Como o dicionário define a palavra Herói: nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados. Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes. Principal personagem de uma obra literária ou cinematográfica. Principal personagem de uma aventura, de um acontecimento.

Como o dicionário define a palavra Jornada: viagem, caminhada no período de um dia, viagem com qualquer duração. Trabalho desempenhado no decurso de um dia.

Ao juntar as duas definições temos que a Jornada do Herói consiste na viagem de um homem divinizado. Caminhada de valor, com ações extraordinárias com feitos brilhantes. Trabalho desempenhado pelo principal personagem.

Quem não quer ser um Herói? Todos nós queremos. E dentro de cada ser humano existe um Herói, dentro de cada Coachee existe algo espetacular. Precisamos reconhecer isso e mudar a forma que contamos quem somos, conscientes de que contar nossa História define o que somos. Nossa História pode ser fantástica quando olhamos pra nós mesmos e nos proporcionamos sentir o que realmente somos.

Viver o Céu ou o Inferno depende de como contamos nossa História. O que muitas vezes exige de nós viver além do que podemos racionalmente entender. Esta metáfora nos ajuda a entender a Jornada do Herói, pela qual podemos dizer que esta Jornada é despertar em nós mesmos que podemos ser o Herói que tanto sonhamos. Para tanto pedimos auxilio ao Self 2, pelo qual podemos aproximar o Herói ao nosso lado humano.

Herói é a melhor parte de uma pessoa

Herói é a melhor parte de uma pessoa. Buscar isso é ousar ir além, é utilizar a inteligência muito mais do que a força. É atender ao chamado de mudar de fase na vida e decidir enfrentar o conflito interno. Buscar um chamado da alma, ir além do que faz bem para si próprio, buscar o bem comum para todos com quem convive.

A sabedoria do Herói está em como resolve os desafios, como aceita conviver com o vilão que é sua própria sombra e de como utiliza suas virtudes para adquirir poder e conquistar suas vitórias equilibrando a sombra e a luz.

Os Heróis são sempre altruístas, tem poderes, utilizam armas, são filhos de um Deus Imortal, lutam contra grandes vilões para justificar os atos heroicos. Buscar o Herói que existe dentro de nós é ter poderes extraordinários.

A Jornada do Herói é tão intensa que quando ele acredita já ter vivido todas as provações possíveis acontece algo pior que podemos chamar de descida ao inferno, desce ao fundo do poço para a maior provação de todos, onde terá que usar todas habilidades para alcançar a vitória, sair vivo ou com a amada que salvou. E, então, inicia um novo ciclo com plenitude, encerra a Jornada. De forma simbólica, metafórica, nos encontramos com o Herói que temos dentro de nós e o significado de viver.

QUER ACABAR COM A FALTA DE FOCO?

ACESSE AGORA MESMO O PODER DO FOCO

Joseph Jonh Campbell define a Jornada do Herói em Doze passos, através dos quais é possível viver uma nova vida, viver o melhor que existe dentro de cada um de nós.

Passo Um: vida normal, zona de conforto, nesta fase a consciência é limitada.

Passo Dois: chamado à vida extraordinária, despertar o Herói que vive dentro de cada um de nós, aumento da consciência, permitir que a rotina seja quebrada por algo inesperado.

Passo Três: recusa e resistência à mudança, normalmente o Herói não quer se envolver prefere continuar na zona de conforto, de forma limitada.

Passo Quatro: busca de um mentor que pode ser interno, a melhor parte de nós. Pode ser encontrado, também, externamente em um Coach ou em alguém é referência. Há superação.

Passo Cinco: partida, cruzar o portal, se colocar em movimento na busca da próxima fase sem temer os desafios se colocar em movimento. Comprometimento com a mudança necessária.

Passo Seis: aliados e inimigos, primeiro teste, primeira mudança. Provação ao enfrentar os maiores medos. Consciência da dualidade do ser humano e de que não há nada a temer a não ser o próprio medo. Só existirá um ser de luz quando houver a capacidade de reconhecer as sombras. Esta é a fase onde a maior parte da história do Herói se desenvolve.

Passo Sete: aproximação do objetivo e com isso aumento da tensão. A missão está prestes a ser atingida, porém tudo fica indefinido.

Passo Oito: a crise, provação máxima. Tentativa de uma grande mudança. Há entendimento da força cíclica e aceitação de que a morte é apenas o fim de um ciclo, que permite o recomeço.

Passo Nove: a recompensa, o Herói é a ousadia que tem ou não tem ainda. Nasce uma nova filosofia, quanto mais me conheço, mais me curo, mais me potencializo. Há clareza e novas percepções. Nasce uma nova pessoa, uma nova forma de pensar, um novo ser.

Passo Dez: caminho de volta, após ter conseguido o objetivo o Herói retorna ao mundo anterior, para uma nova vida normal.

Passo Onze: última tentativa, mudança de midset. Consciência de que a mudança aconteceu, uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente.

Passo Doze: volta do Herói transformado. Um novo ciclo iniciará com a consciência de que no veneno sempre estará o antídoto.

Agora, a clareza de nossas limitações e de nossos poderes, permite viver com plenitude a Jornada do Herói ao reconhecer que somos filhos e logo existimos. É possível mudar a forma de contar a própria História, a melhor versão da nossa História.

Existe um Herói dentro de cada um de nós! Precisamos nos conectar com ele e nos empoderar na busca dos resultados e da vida plena em direção a missão a qual estamos designados.

A Jornada do Herói

A Jornada do Herói está divida em três partes: Partida ou Separação, Iniciação e Retorno.

A Partida lida com o herói aspirando à sua jornada e a Iniciação contém várias aventuras do herói ao longo de seu caminho e o Retorno é o momento em que o herói volta à casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo da jornada.

jornada-do-heroi-12-passos

 

1) Mundo comum – É o ambiente que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia. Aqui está a Conciência Limitada de um problema.

2) O chamado da aventura – É o ponto quando o herói se dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice.  Aumento da Conciência.

3) Recusa do chamado – O personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida. Relutância à Mudança.

4) Palavra do mentor – É quando o herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades. Superação da Relutância.

5) Travessia do limiar – Ponto no qual a pessoa deixa os limites conhecidos de seu mundo e se aventura em um ambiente novo, desconhecido e perigoso. Comprometimento com a Mudança.

6) Aliados e inimigos – Quando entra no novo mundo, o herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos. Assim, ele aprende as regras desse ambiente. Experimentando a Primeira Mudança.

7) Fronteira de perigo – O herói tem êxito nas provações e segue a jornada. Ele chega, então, a outra fronteira: um lugar mais perigoso, onde está o objeto de sua busca. Preparação Para Uma Grande Mudança.

8) Provação difícil – A maior situação de crise da aventura. É o momento de maior tensão, que pode pôr tudo a perder ou definir o êxito da jornada do herói. Tentativa de Uma Grande Mudança.

9) Recompensa ou elixir  – O herói enfrentou seu maior desafio, se sobrepôs ao seu medo e obtém uma recompensa (que pode ser metafórica): o elixir. É hora de regressar. Consequencias da Tentativa (melhorias e retrocessos)

10) O caminho de volta – O caminho de volta é onde começa o terceiro ato da trajetória. O herói ainda está no mundo novo e corre perigo. Os inimigos estão de olho. Rededicação a Mudança.

11) Ressurreição do herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte e deve usar tudo que foi aprendido. Essa etapa é uma espécie de exame final, a última provação. Última Tentativa de Uma Grande Mudança.

12) Regresso com o elixir – A volta para o ambiente original. Metáfora para o líder que aprendeu algo novo e agora tem a chance de dividir o conhecimento que detém. Domínio Final do Problema.

 

Veja um exemplo do nosso dia-a-dia que achei fantástico e representa exatamente a vida do Herói que está dentro de você:

Jornada do Herói

Um presente incrível neste vídeo para você, preparado pela TedEd que resume bem as duas visões exploradas aqui na Jornada do Herói de Joseph Campbell, aproveite!!!

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Ajude a fortalecer um Herói que está perto de você e precisa de uma motivação para enfrentar suas batalhas diárias.

Tenha aVidaeoSucesso que você sonha!!! Compartilhe com aquele herói que precisa conhecer sua jornada e ser um grande vitorioso!!!

 

Escrito Por:

 

Rosana Siqueira – Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coach e especialista em Coach de Direção, SELF Coach e Coach de Relacionamento. Contato: rosiqueiracoach@gmail.com

3.6 (72.73%) 11 votes

Sobre o autor | Website

Jefferson Siqueira é empreendedor digital, empresário, ama ajudar as pessoas a identificarem o seu maior potencial e conquistar os seus sonhos. Jefferson Siqueira é apaixonado por empreender! Pela leitura! E por sonhar! E pela Vida!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Vinicius disse:

    Excelente artigo!!!!
    Parabéns pelo trabalho meus heróis 😍

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.